Informação permanente.

Este blog destina-se únicamente ao projecto das disciplinas de Area de projecto e Educação Tecnológica.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Bateria

Em ciência e tecnologia, uma bateria é um dispositivo que armazena energia química que a transforma a que se encontra disponível em energia elétrica.As baterias são dispositivos eletroquímicos tais como uma ou mais células galvânicas.( células combustíveis ou células de fluxos).
Esta pode ser composta por duas ou mais pilhas que, em uma reação quimica,produz cargas opostas em dois metais diferentes.
As baterias de CHUMBO-ÁCIDO são conjuntos de acumuladores elétricos recarregáveis, interligados
convenientemente, construídos e utilizados para receber, armazenar e liberar energia elétrica por meio de reações químicas envolvendo chumbo e ácido sulfúrico.Elas emitem gazes nos processos de carga e descarga e isso pode apresentar algum tipo de escorrimento no compartimento das baterias.O líquido que pode aparecer é um ácido que pode corroer carpetes, plásticos e outros materiais, este ácido reage com a superfície da plataforma deixando esbranquiçada e em alguns locais com sua superfície "mole".
Outra reação química observada é a corrosão do polo da bateria denominada azinhavre ou azêbre. Esta reação é provocada pela ação da umidade do ar ou dos líquidos, principalmente acidulados(proveniente do interior das baterias), formando na área dos polos uma substância esverdeada.Neste caso, não a plataforma não é afetada. Entretanto, com os pólos das baterias sujos, as chances de ocorrer um mau contato durante o funcionamento (principalmente em superfícies irregulares, aclives e declives)aumenta, provocando algumas paradas abruptas durante o uso. Por isso os pólos das baterias devem ser constantemente verificados e lixados.Elas estão diferenciadas em placas positivas e negativas e são responsáveis pelo acúmulo e condução da corrente elétrica.- Separadores: Executado em polietileno são envelopes que evitam o contato direto entre as placas positivas e negativas para que não ocorram assim curtos circuitos.Uma caracteristica é que sua reação quimica é completamente reversível.Quando elas chegam ao final de sua vida útil devem ser coletadas e enviadas para unidades de recuperação e reciclagem. Esta providência garante que seus componentes perigosos (metais e ácido) fiquem afastados de aterros e de incineradores de lixo urbano e que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens de consumo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As várias utilizações das pilhas.

Uma pilha pode ter múltiplas utilizações, tais como:
Colocar operacionais os nossos comandos,rádios,brinquedos telecomandados,consolas etc...
Podemos até subistituir baterias por pilhas.


Medidas de segurança com o meio Ambiente.
-Nunca colocar as pilhas noutro contentores senão o pilhão.
-Colocar as pilhas no pilhão.
-Usar pilhas recarregaveis.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

História das Pilhas(tal como pedido)

No século XVII, Otto Von Guericke inventou a primeira máquina para produzir electricidade.
Na segunda metade do século XVIII, Luigi Aloisio Galvani começou a pesquisar sobre a aplicação terapêutica da electricidade. Após dez anos de pesquisa publicou Sobre as forças de electricidade nos movimentos musculares, onde concluía que os músculos armazenavam electricidade e que os nervos conduziam essa electricidade.
No século XVIII, Alessandro Volta, pondo em prática uma experiência de Luigi Galvani, descobriu algo curioso. Verificou que, se dois metais diferentes forem postos em contacto um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo. Estabelece-se entre eles uma diferença de potencial ou seja, uma tensão eléctrica. Servindo-se de esta experiência como base, concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica.
A pilha voltaica era composta por discos de zinco e de cobre empilhados e separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. Esta pilha produzia energia eléctrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.
Em 1812,Davy produziu um arco voltaico usando eléctrodos de carvão ligados a uma bateria de muitos elementos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A vida e obra de Alessandro Volta

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta, nasceu a 18 de Fevereiro de 1745 e morreu a 5 de Março de 1827.Volta nasceu e foi criado em Como, Itália. Onde se tornou professor de física na Escola Real em 1774.  A sua paixão foi sempre o estudo da eletricidade, e quando era um jovem estudante escreveu um poema em latim na sua primeira e fascinante descoberta. De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi o seu primeiro livro científico. Apesar de sua genialidade desde jovem, Volta começou a falar somente aos quatro anos de idade.
Em 1751, com seis anos de idade foi encaminhado, pela família para a escola jesuíta, pois era de interesse familiar que seguisse carreira eclesiástica, porém, em 1759, com 14 anos decidiu estudar física, e dois anos depois abandonou a escola jesuíta e desistiu da carreira eclesiástica.
Em honra ao seu trabalho no campo de electricidade, Napoleão nomeou Volta Conde em 1810.
Em 1815, o imperador da Áustria nomeou Volta professor de filosofia na Universidade de Pádua.
Volta encontra-se sepultado na cidade de Como, Itália. O "Templo Voltiano" perto do Lago Como é um museu devoto ao trabalho do físico italiano: os seus instrumentos e as suas publicações originais  permanecem em exibição no próprio museu.