Informação permanente.

Este blog destina-se únicamente ao projecto das disciplinas de Area de projecto e Educação Tecnológica.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Bateria

Em ciência e tecnologia, uma bateria é um dispositivo que armazena energia química que a transforma a que se encontra disponível em energia elétrica.As baterias são dispositivos eletroquímicos tais como uma ou mais células galvânicas.( células combustíveis ou células de fluxos).
Esta pode ser composta por duas ou mais pilhas que, em uma reação quimica,produz cargas opostas em dois metais diferentes.
As baterias de CHUMBO-ÁCIDO são conjuntos de acumuladores elétricos recarregáveis, interligados
convenientemente, construídos e utilizados para receber, armazenar e liberar energia elétrica por meio de reações químicas envolvendo chumbo e ácido sulfúrico.Elas emitem gazes nos processos de carga e descarga e isso pode apresentar algum tipo de escorrimento no compartimento das baterias.O líquido que pode aparecer é um ácido que pode corroer carpetes, plásticos e outros materiais, este ácido reage com a superfície da plataforma deixando esbranquiçada e em alguns locais com sua superfície "mole".
Outra reação química observada é a corrosão do polo da bateria denominada azinhavre ou azêbre. Esta reação é provocada pela ação da umidade do ar ou dos líquidos, principalmente acidulados(proveniente do interior das baterias), formando na área dos polos uma substância esverdeada.Neste caso, não a plataforma não é afetada. Entretanto, com os pólos das baterias sujos, as chances de ocorrer um mau contato durante o funcionamento (principalmente em superfícies irregulares, aclives e declives)aumenta, provocando algumas paradas abruptas durante o uso. Por isso os pólos das baterias devem ser constantemente verificados e lixados.Elas estão diferenciadas em placas positivas e negativas e são responsáveis pelo acúmulo e condução da corrente elétrica.- Separadores: Executado em polietileno são envelopes que evitam o contato direto entre as placas positivas e negativas para que não ocorram assim curtos circuitos.Uma caracteristica é que sua reação quimica é completamente reversível.Quando elas chegam ao final de sua vida útil devem ser coletadas e enviadas para unidades de recuperação e reciclagem. Esta providência garante que seus componentes perigosos (metais e ácido) fiquem afastados de aterros e de incineradores de lixo urbano e que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens de consumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário